captação de alunos

Aprenda como aumentar a captação de alunos na sua academia

De acordo com a Associação Brasileira de Academias (Acad), o Brasil tem mais de 30 mil academias ativas. Mundialmente, são 201 mil estabelecimentos do tipo, o que indica a posição de destaque do país. Diante da concorrência, acertar na captação de alunos é essencial.

Com o uso das estratégias certas, é possível atrair e convencer as pessoas. Isso possibilita o crescimento sustentável do negócio e garante o alcance de diversos objetivos.

Atingir esse feito não está tão distante quanto parece. A seguir, veja dicas imperdíveis para ampliar a conquista de alunos.

Entenda quem é o público de interesse

Quem são as pessoas que você deseja atrair para a sua academia? O que elas procuram? Que tipo de experiência esperam ter? Essas são apenas algumas perguntas que devem ser respondidas se quiser ter sucesso na hora de convencer os alunos adequados.

direcionamento da comunicação é essencial para gerar um diálogo que vai direto ao ponto e que desperta o interesse. Para tanto, faça uma análise dos seus clientes atuais e entenda questões como:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • faixa de renda;
  • localização/endereço residencial ou de trabalho;
  • profissão;
  • estilo de vida;
  • objetivo com a academia;
  • frequência e assim por diante.

Quanto mais você souber do seu público, mais fácil será falar com ele. A partir desse estudo, defina questões importantes, como a linguagem.

Se a intenção é realizar a captação de alunos jovens, por exemplo, a linguagem tem que ser descolada. Já se objetivo é conquistar os executivos com pouco tempo livre, ir direto ao ponto é essencial.

Selecione os canais adequados

Depois de compreender quem são as pessoas que deseja atrair, fica fácil saber onde elas estão. Assim, é possível direcionar os seus esforços de comunicação e de atração. Trata-se de algo importante, porque tentar fazer tudo ao mesmo tempo não é a saída.

Não adianta querer colocar a sua academia em todos os jornais ou redes sociais. Isso desperdiça esforços, o que diminui o retorno do investimento. O melhor é entender onde o maior público está.

Na hora de escolher as redes sociais, por exemplo, selecione apenas duas ou três. É um jeito de facilitar o gerenciamento e de conseguir mais aproximação. Caso decida criar um site, garanta que ele tenha toda a infraestrutura para receber contatos e apresentar os serviços. Assim, são abertos os canais de comunicação adequados.

Use técnicas diferentes para atingir o público

Para que a captação de alunos para a academia seja bem-sucedida, é preciso contar com dois fatores principais: aumento do alcance da marca e persuasão das pessoas. Não adianta apresentar os benefícios da melhor forma para um grupo muito seleto. Da mesma maneira, não basta ter uma grande audiência e não saber direcionar os interessados para o negócio.

O ideal, portanto, é unir várias técnicas em busca de bons resultados. No ambiente digital, é possível investir no marketing de conteúdo ao tratar das dúvidas e dores do público.

Você pode falar sobre hipertrofia, melhores séries, uso de equipamentos, desafios de emagrecimento e assim por diante. Veja quais são as questões do seu mercado e trabalhe conteúdo relevante e informativo.

Nas redes sociais, aposte no conteúdo visual, como fotos e vídeos. Não se esqueça de fortalecer o relacionamento com o cliente tirando dúvidas e oferecendo suporte.

No mundo offline, também não faltam oportunidades. É válido fazer propagandas no bairro, como a distribuição de panfletos ou promoções exclusivas.

Para aproveitar quem já é aluno, incentive a recomendação aos amigos e ofereça descontos ou brindes para quem conseguir trazer novos praticantes. Como o processo é orgânico, os custos são bem menores.

Depois de colocar as abordagens em prática, acompanhe os resultados e veja o que tem dado certo. Desse modo, fica claro quais são os pontos com retorno maior.

Aproveite os períodos sazonais

A maioria das academias encara alguns períodos de baixa e de alta na procura e na captação de pessoas. O inverno, normalmente, leva a uma queda no número de alunos ativos.

Para manter o equilíbrio e o crescimento do negócio, vale a pena pensar em criar promoções específicas. Oferecer a primeira aula gratuita, por exemplo, é um estímulo para que os interessados procurem o seu empreendimento.

O grande potencial, entretanto, está na alta. Ao saber se comunicar corretamente, é possível obter uma onda de novas matrículas em certas épocas do ano. Quando o clima passa a esquentar, as pessoas começam a se preparar para o verão.

Antes do Carnaval, acontece a mesma coisa. Então, crie campanhas mais intensas nessas épocas e aproveite o interesse de quem está em busca de um lugar para malhar.

Depois de captar esses indivíduos, saiba motivá-los e demonstre a importância de manter a consistência de treinos. Isso leva a uma perda menor nos períodos de baixa e garante melhor desempenho do negócio.

Capriche no atendimento

Não adianta atrair as pessoas e não as atender corretamente. Divulgar a marca e fazer com que os possíveis convertidos se interessem é só a primeira parte. Um bom atendimento é crucial para conseguir o “sim” das oportunidades e integrá-las ao negócio.

O recomendado é que toda a equipe seja treinada para a captação de alunos. Desde os funcionários da recepção até os instrutores, todos devem ser capazes de criar uma experiência inclusiva, receptiva e agradável. As pessoas têm que se sentir bem-vindas e motivadas no espaço.

Para obter esse resultado, é válido trabalhar qualidades como a prestatividade, a simpatia e a capacidade de entender as necessidades de cada um. Com uma abordagem personalizada, o empreendimento contará com mais matrículas.

Entenda a importância de um sistema de gestão

Para ajudar a etapa de captação de alunos de forma completa, ter um bom sistema de gestão faz a diferença. Com a escolha correta é possível, por exemplo, ter um site que permite realizar matrículas e enviar os dados do cliente direto para um CRM.

Com um bom sistema de gestão, também é possível ter uma integração com o WhatsApp, que fortalece a comunicação e cria outro canal de relacionamento e de prospecção.

O sistema ainda é capaz de favorecer a experiência na academia. Diante do reconhecimento facial, do pagamento recorrente e da possibilidade de usar cartões de crédito, as pessoas ficam mais satisfeitas. Além de estimular a fidelização, é algo que gera indicações para novos indivíduos.

A atuação como Customer Relationship Manager (CRM), por outro lado, permite armazenar todas as informações relevantes de alunos e oportunidades. Ao notar que alguém tem faltado muito, por exemplo, é possível entrar em contato para evitar a evasão.

O recurso, portanto, é versátil e permite explorar toda a capacidade, ao mesmo tempo em que automatiza tarefas. A gestão é favorecida e, entre outros benefícios, a taxa de matrículas aumenta.

Ao aplicar essas dicas, a captação de alunos na sua academia não será um problema. Como consequência, é possível consolidar um desenvolvimento sustentável e que gera cada vez mais resultados!

Nos comentários, diga o que você tem feito para conquistar novos praticantes e aproveite para dizer quais são os seus maiores desafios.

Se gostou desse artigo e quer entender como o Cloud Gym vai te ajudar a crescer, clique no botão abaixo agora mesmo

About the author

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: